top of page
Buscar
Nepats

Restauração do Teatro Nacional de Brasília é acompanhada pelo Ministério Público

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília


O Ministério Público, por meio da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC) tem monitorado de forma contínua, nos últimos dois anos, as obras de restauração do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com foco na qualidade das intervenções realizadas em seu caráter de imóvel tombado.


A PDDC tem entre seu escopo de atuação a defesa dos direitos fundamentais do cidadão, inclusive a cultura. Na última visita técnica realizada, o procurador distrital dos Direitos do Cidadão, José Eduardo Sabo Paes, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) esteve no local para acompanhar de perto o andamento das obras na Sala Martins Pena.


Junto ao procurador dr. Sabo Paes, estavam o sr. Leandro Grass, presidente do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e o Secretário da Cultura do Distrito Federal, sr. Claudio Abrantes, e engenheiros e técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). “Pelo que pude acompanhar, não só o IPHAN, mas a Novacap, a própria Secretaria de Cultura e outros órgãos estão unidos para oferecer, em menor tempo possível, essa obra magnífica aos nossos cidadãos”, destacou o dr. Sabo Paes.





"O IPHAN vem acompanhando a obra desde o início para ajudar a encontrar soluções para a preservação do patrimônio cultural, ao mesmo tempo, as inovações necessárias para dar conforto à população, aos usuários, além da atualização tecnológica", disse Leandro Grass.


"O Teatro é um dos maiores equipamentos de cultura do país, são mais de 50.000m² de área construída e que está muito próximo de ser entregue novamente à população. Estamos muito felizes com essa parceria!", ressaltou o secretário Claudio Abrantes.


 O Teatro projetado por Oscar Niemeyer em 1958, que seria o principal equipamento cultural na nova capital, começou a ser construído em julho de 1960, porém as obras somente ficaram concluídas em 1981, quando não haviam regulamentações como acessibilidade, incêndio, etc. Assista ao vídeo acima, e acompanhe mais detalhes das obras executadas na Sala Martins Pena, no Teatro Nacional Cláudio Santoro.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page